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Lucas Bezerra
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 10:50
Salvador vive um momento de transição na mobilidade urbana. Com a combinação de grandes obras de infraestrutura, integração entre modais e políticas voltadas para a sustentabilidade, a capital baiana tenta reverter décadas de desequilíbrios causados pelo modelo rodoviarista e pela falta de planejamento urbano. Apesar dos avanços, como o metrô eficiente e a expansão da malha cicloviária, o custo do transporte e a percepção negativa de muitos usuários ainda apontam para um caminho desafiador.>
Desde 2014, Salvador conta com um sistema de metrô que se tornou referência em operação no país. As duas linhas existentes ligam regiões estratégicas da cidade, com alta frequência e integração ao sistema de ônibus. Já o BRT Salvador, em operação desde 2022, oferece transporte rápido e com menor impacto ambiental — graças à introdução de veículos elétricos na frota. >
Outro destaque é o VLT do Subúrbio, em construção. A obra, com previsão de entrega até 2027, deve substituir o antigo trem do Subúrbio Ferroviário, com 36 km de extensão e 34 estações, conectando a região metropolitana ao centro urbano. O investimento ultrapassa os R$ 4 bilhões e promete beneficiar até 100 mil passageiros por dia.>
A cidade também tem apostado na ampliação de sua malha cicloviária, que cresceu mais de 600% entre 2013 e 2021, alcançando cerca de 310 km. O sistema de bicicletas compartilhadas Bike Salvador, integrado ao SalvadorCard, registra milhões de viagens e reforça o compromisso com a mobilidade ativa e a sustentabilidade. >
Em 2025, a Prefeitura de Salvador firmou parceria com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) para fortalecer projetos de mobilidade sustentável e eletromobilidade. A Secretaria de Mobilidade (Semob) também criou um grupo de trabalho para integrar concessionárias e órgãos públicos no esforço de modernizar terminais, renovar frotas e melhorar a experiência do passageiro. >
Além disso, Salvador foi destaque internacional com o programa “Motorista Vai de Boa”, apresentado em junho na conferência Velo-city, na Polônia. A iniciativa visa treinar motoristas de ônibus para conviverem com ciclistas de forma segura e respeitosa.>
Apesar dos avanços estruturais, o transporte coletivo ainda é alvo de críticas. A tarifa atual pode ultrapassar R$ 5,50 sem o subsídio municipal de R$ 0,32 por passagem — valor que, segundo a gestão municipal, está ameaçado de ser cortado por falta de recursos. >
Nas redes sociais e fóruns como o Reddit, moradores de Salvador relatam insatisfação com a qualidade do serviço. “O transporte é caro e ineficiente. É difícil usar o metrô sem precisar pagar por outro meio antes”, comentou um usuário.>
Salvador tem mostrado disposição política e técnica para enfrentar seus desafios históricos de mobilidade. A cidade investe em obras, sustentabilidade e educação, com potencial para se tornar referência no cenário urbano nacional. >
No entanto, a equação só será plenamente resolvida quando houver maior integração física e tarifária entre os modais, garantia de qualidade no serviço e uma política de subsídio que torne o transporte verdadeiramente acessível para todos.>